Pular para o conteúdo principal

Volta para casa - Pico do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico do Paraná

O Pico Paraná é a maior montanha do Brasil meridional, com exatos 1.877,32m, de acordo com a última medição oficial. O PP, abreviatura pela qual também é conhecido, é uma montanha ícone para os montanhistas paranaenses, hoje frequentada por dezenas, às vezes centenas de pessoas em cada final de semana. Está localizado na porção central da Serra do Ibitiraquire, e de seu cume se avista toda a serra na qual está inserido, além das adjacentes, sem contar trechos do litoral, de Curitiba e das demais cidades do primeiro planalto paranaense. ... acho que a vida é um processo... É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor.  

Pico do Marumbi - Uma conquista à altura de todos.

Trata-se de um majestoso e desafiador conjunto com oito montanhas principais dominadas pelo Olimpo, com 1539 metros de altura que no decorrer dos séculos sempre aguçou o imaginário dos viajantes. Os índios o batizaram de Guarumby, a montanha azul e a superstição popular encarregou-se de cercá-lo com lendas e crendices. O Conjunto Marumbi ou Serra Marumbi é formado pelas montanhas:     Olimpo (1.539 m.)     Boa Vista (1.491 m.)     Gigante (1.487 m.)     Ponta do Tigre (1.400 m.)     Esfinge (1.378 m.)     Torre dos Sinos (1.280 m.)     Abrolhos (1.200 m.)     Facãozinho (1.100 m.)     Rochedinho (625 m).

Caminho do Itupava / PR

Percorrer o Itupava é como entrar na máquina do tempo onde a história se apresenta em cada pedra, mas não é este o maior motivo da jornada. O que verdadeiramente importa é o contato íntimo com a natureza da Serra do Mar. Riachos de águas límpidas, árvores gigantescas, bromélias e orquídeas das mais variadas espécies, borboletas multicoloridas , pássaros , pequenos animais , grandes cachoeiras , paisagens de perder o fôlego e o prazer indescritível de caminhar na mata fresca e sombreada . A antiga trilha do Itupava foi por muitos séculos a principal ligação entre a planície litorânea e o alto planalto paranaense, vencendo rios encachoeirados, montanhas escarpadas e a mais densa floresta. A serra ainda conserva intacto o calçamento original e o caminho é facilmente transitável da atual Borda do Campo, onde se inicia no ponto final do ônibus, passa ao lado das ruínas da Casa Ipiranga e cruza a ferrovia . Segue bem preservado até novamente cruzar a ferrovia no santu